Friday, 28 March 2014

Workshop de Produção de Plantas Aromáticas e Medicinais na Serra da Estrela


No dia 5 de abril, o CISE (Centro de Interpretação da Serra da Estrela) irá realizar um workshop sobre a Produção de Plantas Aromáticas e Medicinais.



O workshop, que irá ser orientado por Joaquim Morgado, está direcionado ao público em geral, principalmente para potenciais produtores que pretendem adquirir técnicas e conhecimentos sobre a produção, transformação, acondicionamento e comercialização de Plantas Aromáticas e Medicinais.

O workshop irá decorrer a partir das 10h00 da manha do dia 5 e terminará às 17h30. As refeições não estarão incluídas no preço por isso recomendamos que leve alguns petiscos ou sandes e também bastante água para a duração do workshop.


O preço de inscrição é de 35€, com um número mínimo de 12 participantes e um máximo de 18.



Para mais informações clique aqui


Natalie Sullivan

Wednesday, 26 March 2014

Algarve - Cheirar, colher e provar ervas aromáticas na Quinta do Mel

Alecrim, camomila, cidreira, hortelã, tomilho-limão poejo e lúcia-lima. Estas são algumas das ervas aromáticas cultivadas na Quinta do Mel, na aldeia algarvia das Açoteias, concelho de Albufeira.


Esta quinta, não só é um espaço de turismo rural, mas também uma plantação de ervas aromáticas, que surgiu em 2009. Hoje, o cultivo tem uma área de 40 hectares onde, além das ervas existem também a produção de mel, bem como outros produtos locais.


Os visitantes podem usufruir também do espaço de produção das ervas aromáticas na Quinta do Mel, participando em diferentes actividades. Há, também, visitas guiadas de 30 minutos, enquadrando como se produzem as ervas e os seus métodos de processamento ao nível da embalagem e também programas e roteiros de observação de aves, no Parque Ambiental de Vilamoura.

As ervas da Quinta do Mel, para além de serem servidas e comercializadas no próprio local, encontram-se também em lojas gourmet pelo país inteiro.

Fonte: http://www.cafeportugal.pt/pages/sitios_artigo.aspx?id=6211

Mais informações, clique aqui.

Alexandra Dores


Tuesday, 25 March 2014

Hotel de Aveiro conquista clientes pelo cheiro


Um hotel pegou na tese de mestrado de uma aluna da Escola de Marketing de Aveiro e contratou-a para criar uma 'identidade olfactiva' capaz de conquistar e fidelizar clientes.

Uma aluna do IPAM - Escola de Marketing de Aveiro, Liliana Cerqueira, viu esta semana o tema da sua dissertação de mestrado resultar na criação de uma identidade olfactiva para o Hotel Moliceiro, unidade localizada no centro de Aveiro, junto aos canais da ria.


A mestranda do IPAM interessou-se pelo marketing sensorial. Durante a sua formação académica apercebeu-se da falta de atenção dada ao marketing olfactivo "não só no nosso país, mas também lá fora", disse ao Expresso.

O desinteresse aguçou-lhe a curiosidade, ao ponto de seleccionar o marketing olfactivo para trabalho de final de mestrado, orientado para a aplicação prática.

No final de Fevereiro, a assinatura de um protocolo tripartido entre o IPAM Aveiro, o Hotel Moliceiro e a Airquality, empresa que desenvolve projectos na área do marketing olfactivo [como aromatização de espaços e eventos ou criação de perfumes exclusivos para marcas], pôs em movimento a concretização da iniciativa apoiada pelo Turismo do Centro de Portugal.



Para mais informações, clique aqui

Rita Santos


Monday, 24 March 2014

Segredo de Portugal: O Cantinho das Aromáticas

A empresa “Cantinho das Aromáticas” foi fundada em 2002, encontra-se na histórica Quinta do Paço em Vila Nova de Gaia e é uma empresa agrícola que se dedica à produção de plantas aromáticas, medicinais e condimentares.

É uma das poucas quintas em espaço urbano que pratica agricultura biológica em toda a Europa Ocidental. O modo de preparação biológico utilizado por esta quinta aproxima muito a agricultura à ecologia, por ter um enorme respeito pelos equilíbrios naturais.





O “Cantinho das Aromáticas” apresenta no mercado plantas da flora mediterrânica, como verdadeiras alternativas para a construção de espaços verdes, recuperação de jardins históricos, introdução em parques naturais e zonas protegidas, recuperação de zonas degradadas, dunas e zonas costeiras.

Encontra-se aberta ao público de Segunda a Sábado e tem um pequeno espaço de venda de produtos da Quinta a todos os que a visitam, contribuindo, assim, para o consumo sustentável dos produtos produzidos localmente. Nesta loja poderão encontrar diversos produtos biológicos bem como chás, cafés, azeites, produtos de aromoterapia, ervas aromáticas secas, entre outros.




O “Cantinho” oferece, para além da fase de preparação, plantação e colheita, um programa de workshops temáticos, visitas guiadas, leitura de contos e outras actividades para aproveitar em família e amigos durante todo o ano.

 A sua deslumbrante paisagem diversificada funde-se com uma mistura maravilhosa de aromas e uma vasta palete de cores.




É o espaço ideal para quem aprecia todo o tipo de plantas e aromas e mesmo para os que apenas apreciam uma paisagem cheia de vida e cor!



Para mais informações, clique aqui

Madalena Somsen


Olfacto

Esta semana é dedicada ao nosso 5º sentido, o OLFACTO!

Não percam as novidades!!