Saturday, 3 May 2014

Labirinto das Ervas Aromáticas - Quinta dos 4 Elements

Situada em Darei, a Quinta dos 4 Elements é composta por 140 Hectares de natureza, dos quais 70 hectares são de floresta para explorar. Possui uma Horta Biológica; Animais característicos do meio rural e um Ambiente familiar.


A Quinta Pedagógica, procura ajudar as pessoas a identificar, conhecer e compreender aspectos do ambiente natural que estão relacionados com as vivências das crianças. Participar em actividades de iniciação ao processo de investigação: interrogar sobre a realidade, colocar problemas, experimentar, observar, levantar hipóteses, procurar soluções e obter conclusões.

A Quinta busca Promover uma abordagem pedagógica mais acessível e motivadora na aprendizagem e Enriquecer e alargar a expressão livre e pessoal através da exploração.


Uma das actividades mais procuradas na Quinta dos 4 Elements é a do LABIRINTO DAS ERVAS AROMÁTICAS.

Neste labirinto os alunos vão ter a possibilidade de conhecer, observar, tocar e cheirar algumas das ervas aromáticas mais usadas em Portugal. Perceber para que são utilizadas e como são cultivadas. Poderão saborear o chá que com estas plantas se pode preparar e, terão o prazer de fazer um perfume ou um saquinho de cheiro com uma erva.

Aqui poderão identificar espécies de ervas aromáticas; Perceber como se cultivam estas ervas e quando podem ser utilizadas; Estimular a utilização dos sentidos: olfacto, visão  e paladar e Reconhecer a importância das ervas aromáticas para a cosmética, saúde e alimentação.

Esta actividade tem uma duração de 1h 15min. 



Para mais informação clique aqui




Natalie Sullivan


Thursday, 1 May 2014

Quinta das Lavandas - Uma Experiência Sensorial Única

Um lugar para sentir o odor eterno das lavandas, a serenidade intemporal dos carvalhos ou a dominante perenidade dos afloramentos rochosos; a Quinta das Lavandas, uma experiência sensorial única!




“A Quinta das Lavandas é o resultado da vontade de duas pessoas que uniram esforços num projecto inovador que alia a agricultura e turismo assente em princípios sustentáveis, que hoje nos dão as boas-vindas com um suave aroma a lavanda”





É seguindo um inspirador e suave aroma a Lavanda, por entre tons de roxo, que em pleno parque de São Mamede, alcançamos a Quinta das Lavandas. São 6ha de plantações de lavanda que durante a época de florestação nos brindam com um incomparável sortido de cores, emoções e sensações, proporcionando-nos uma inesquecível experiência sensorial, única em Portugal. Virada para as plantações e horta biológica está o edifício que foi reconstruído tendo em conta o mais ínfimo pormenor de conforto e que alberga os 7 quartos da unidade. Todos eles são diferentes e inspirados na flora da quinta que lhes dá um nome, individualmente. A decoração usa de cores quentes e vivas aliadas a originais e distintas peças decorativas, que combinam na perfeição com a sua envolvente. A singular e histórica vila de Castelo de Vide está a apenas 4km. É conhecida como “Sintra do Alentejo” pela sua estonteante beleza, rica vegetação e legado histórico, lhe dão o carisma de uma das mais românticas vilas do Alentejo.

Para mais informações, clique aqui.



Rita Santos


Wednesday, 30 April 2014

Quinta do Arneiro e as suas Ervas Aromáticas

A Quinta do Arneiro fica na região Oeste, concelho de Mafra, freguesia da Azueira. É uma região de agricultura por excelência, onde tanto os produtos hortícolas como os pomares de pêra Rocha são das culturas com maior expressão.


Está na família desde 1967 e tem uma plantação de 30ha. Os trabalhadores levam semanalmente cabazes com os produtos deles a casa de muitos clientes, têm lojas biológicas e convencionais, escolas e restaurantes. Organizam também visitas de estudo e visitas guiadas para grupos e estão abertos todos os dias da semana para quem queira visitar a quinta.


São produtores em modo de produção biológico certificado e produzem uma variedade de mercearias, assim como as ervas aromáticas.


Relativamente às ervas aromáticas, é para eles também um produto bastante importante, pois dizem que “Uma cozinha sem ervas é um jardim sem flores.” Tanto que é um complemento que nunca poderia faltar na cozinha pois são “o toque final ou especial de um qualquer prato ou sobremesa, são o toque romântico na nossa cozinha.” Têm uma grande variedade de ervas aromáticas tanto na sua quinta, como também na sua loja online.

Para complementar esta experiência de cheiros, pode passar umas férias, fins-de-semana, feriados ou apenas uns dias relaxantes na Quinta do Arneiro.


Para mais informações, clique aqui.

Alexandra Dores



Tuesday, 29 April 2014

Workshop de Especiarias no Museu do Oriente

O Museu do Oriente apresenta no dia 24 de Maio, das 14h00 às 18h00 um workshop sobre a história das especiarias, rotas comerciais e usos tradicionais.

Os participantes têm ainda a oportunidade de explorar o seu olfacto e conhecer todas as especiarias estudadas podendo até levar para casa algumas amostras.

O formador do workshop será o Dr. Luís Mendonça de Carvalho, biólogo (UTAD), mestre em bioquímica de plantas (Universidade de Lisboa), doutor em sistemática e morfologia de plantas (Universidade de Coimbra), visiting scholar na Universidade de Harvard, professor no Instituto Politécnico de Beja e director do Museu Botânico de Beja.

Uma experiência única no mundo dos cheiros e sabores a não perder!

Preço: 30,00 €
Participantes: Min.15, Máx.20






Para mais informações clique aqui


Inês Ferreira Gomes



Monday, 28 April 2014

Quinta dos Bons Cheiros – Um Apelo a Todos os Sentidos

Perto da localidade de Odrinhas, entre Sintra e Mafra, encontramos a Quinta dos Bons Cheiros. O acesso a esta Quinta faz-se por uma estrada de terra batida em que anuncia, de imediato, o isolamento deste espaço, onde a tranquilidade irá ser uma certeza.

O projecto da Quinta dos Bons Cheiros – Country Design Bedand Breakfast assume-se como um refúgio no campo. O termo "design" é aqui aplicado pois todo o espaço foi cuidadosamente planificado pela Arquitecta Elisabeth Árias, a proprietária, que atribuiu a todas as divisões um toque especial. Em todas elas há sempre uma ideia original pronta a ser descoberta.




Os quartos são apenas três e todos eles inspiram-se nos cheiros, especiarias e plantas. O quarto Baunilha e Arte (95 a 105 Euros) é o mais clássico, em tons de pastel e tem uma casa de banho com paredes de vidro transparente. O quarto Alfazema Azul (95 a 105 Euros) é mais pequeno e mais aconchegante e tem acesso à rua onde estão cadeiras e mesas a convidarem-nos para umas boas horas de leitura ao final da tarde. E, o último quarto, Casinha Flor de Orégão (125 a 140 Euros) é uma divisão separada da casa principal, com cama de casal, sala e varanda de grandes dimensões.




Em qualquer uma das opções será sempre brindado com um pequeno mimo à chegada, sob a forma de trufas de chocolate, digestivos ou sumos naturais.

A designação "Bed and Breakfast" relata a componente gastronómica, que é, aliás, uma das apostas fortes do Bons Cheiros. As horas das refeições são combinadas sempre no dia anterior para, assim, garantir a frescura dos produtos. Os sabores são sobretudo mediterrânicos, variando todos os dias, com alguns dos ingredientes vindos da própria horta biológica da quinta, proporcionando, assim, uma  fantástica diversidade dos cheiros que saem da cozinha.

Apesar de ser um "Bed and Breakfast", difícil é não ficar aqui por alguns dias e presentear todos os nossos sentidos com boas sensações.


Para mais informações, clique aqui


Fonte: http://boacamaboamesa.expresso.sapo.pt/boa-cama/escolha-escape/quinta-bons-cheiros-um-apelo-aos-sentidos-19565706


Madalena Somsen



Olfacto

Começa Hoje a Semana Dedicada ao Olfacto!

Não percam as novidades!